segunda-feira, abril 12, 2010

Doenças Ocupacionais devidas a Agentes Biológicos

Os agentes biológicos constituem-se no mais antigo risco ocupacional de que se tem notícia Bernadino Ramazzini (1992:66), Pai da Medicina do trabalho, em sua obra-prima datada de 1700, já fazia referência às doenças dos coveiros:
“A ploebe, nas suas paróquias, põe os seus mortos amontoados em promiscuidade dentro de grandes sepulcros; quando os coveiros descem a esses antros fétidos, cheios de cadáveres semi-pútridos, para depositarem outros mortos que trazem, expõem-se a perigosas doenças como febres malignas, morte repentina, caquexia, hidropsias, catarros sufocantes e outras doenças mais, muito graves; apresentam face cadavérica e aspecto amarelado como quem vai trabalhar no inferno. Pode acreditar-se que a causa mais ativa e pior desses males pestíferos está na descida ao sepulcro pois, no seu interior, respira-se necessariamente uma atmosfera pestilenta, a qual se incorporam os espíritos animais, inabilitando-os para a sua função, isto é, para a manutenção de toda a máquina vital.”
Este grupo abrange aqueles fatores de risco decorrentes da ação dos agentes biológicos: vírus, bactérias, fungos, protozoários e etc. presentes em materiais biológicos, veiculados por seres animados (vetores) e por objetos contaminados.
O risco de contaminação é agravado pela precariedade das condições de asseio e higiene em espaços laborais – vestiários, banheiros, refeitórios, bebedouros e etc. – as quais também podem existir no acondicionamento, transporte, destino do lixo e na captação e tratamento de esgoto.
Nos processos produtivos das indústrias alimentícias, farmacêuticas e de cosméticos, os trabalhadores manipulam materiais orgânicos como vísceras, ossos, soros que podem estar contaminados e até algumas matérias orgânicas em estado de putrefação que são utilizadas como matérias – primas. No setor de serviços como os hospitais e laboratórios, o contato com organismos biológicos e materiais orgânicos é maior que em outros setores, aliás é inerente ao próprio trabalho. Também os trabalhadores rurais estão sujeitos a serem picados por cobras, escorpiões ou atacados por outros animais, além do contato com animais portadores de diversos tipos de afecções.

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS

QUE PODEM ESTAR RELACIONADAS COM O TRABALHO


I. Tuberculose (A15-19.-)


II. Carbúnculo (A22.-)

III. Brucelose (A23.-)

IV. Leptospirose (A27.-)

V. Tétano (Do Adulto) (A35.-)

VI. Psitacose, Ornitose (Doença dos Tratadores de Aves) (A70.-)

VII. Dengue (Dengue Clássico) (A90.-)

VIII. Febre Amarela (A95.-)

IX. Hepatite Viral (B15-B19.-)

X. Doenças pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) (B20-B24.-)

XI. Dermatofitose e Outras Micoses (B35-B36.-)

XII. Candidíase da Pele e das Unhas (B37.2)

XIII. Paracoccidiodomicose (Blastomicose Sul Americana,

Blastomicose Brasileira, Doença de Lutz) (B41.-)

XIV. Malária (Relacionada com o Trabalho)(B50-B54.-)

XV. Leishmaniose Cutânea e Leishmaniose Cutâneo-Mucosa (B55.1 e B55.2)

TUBERCULOSE


Doença progressiva ou crônica que resulta da infecção por Mycobacterium tuberculosis (adquirida geralmente por inalação) ou Mycobacterium bovis (adquirida geralmente por ingestão de material infectante). É classificada em pulmonar e extrapulmonar (tuberculose pleural, tuberculose miliar, meningoencefalite tuberculosa, tuberculose linfonodal, tuberculose renal, tuberculose ósteo-articular e da coluna vertebral).

De acordo com as explicações de patogenia e imunidade da tuberculose vigente, a tuberculose-doença ocorre quando:

• a)na infecção inicial, devido a um número excessivo de bacilos e/ou fatores que diminuem a capacidade de resposta imune do hospedeiro, o equilíbrio não chega a se estabelecer;



Processo inflamatório



O indivíduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch não tem, ainda, resistência natural. Mas adquire. Se o organismo não estiver debilitado, consegue matar o microorganismo antes que este se instale como doença. É, também, estabelecida a proteção contra futuras infecções pelo bacilo.



• b)posterior à infecção inicial, pela quebra do equilíbrio parasita x hospedeiro, por reativação endógena, com rebaixamento da resposta imune local ou sistêmica e/ou provável aparecimento de cepas mutantes de bacilos mais virulentos com maior capacidade de multiplicação, ou por reinfecção exógena, com um número excessivo de bacilos, associada ou não a imuno-deficiência.

Como o bacilo de Koch se reproduz e desenvolve rapidamente em áreas do corpo com muito oxigênio, o pulmão é o principal órgão atingido pela tuberculose.




A tuberculose relacionada com o trabalho tem sido freqüentemente observada e descrita em trabalhadores que exercem atividades em laboratórios de biologia, e em atividades realizadas por pessoal de saúde, que propiciam contato direto com produtos contaminados ou com doentes cujos exames bacteriológicos são positivos.

Em trabalhadores expostos a poeiras de sílica e/ou portadores de silicose, a tuberculose e a sílico-tuberculose deverão ser consideradas como "doenças relacionadas com o trabalho", posto que a exposição à sílica pode favorecer a reativação da infecção tuberculosa latente (cristais de sílica no interior dos macrófagos alveolares deprimem sua função fagocitária e aumentam sua destruição), como tem sido clínica e epidemiologicamente demonstrado no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

CARBÚNCULO

Termo usado de modo ambíguo na literatura médica e na linguagem corrente, designando ora o antraz, ora a furunculose multifocal causada por Staphylococcus aureus. Em francês a doença causada pelo Bacillus anthracis é denominada charbon, sendo o nome anthrax utilizada para os casos de furunculose multifocal. Nos países anglofônicos, pelo contrário, a furunculose multifocal é dita carbuncle, e muitos dicionários ingleses aceitam anthrax e carbuncle como nomes aplicáveis igualmente às duas doenças. No Brasil, a palavra "carbúnculo" tem sido usada por muitos autores para designar a furunculose multifocal devida ao S. aureus, e por outros, para a infecção por B. anthracis. A doença profissional clássica é a causada pelo B. anthracis.

Zoonose causada pela exposição ocupacional ao Bacillus anthracis, em atividades suscetíveis de colocar os trabalhadores em contato direto com animais infectados ou com cadáveres desses animais; trabalhos artesanais ou industriais com pelos, pele, couro ou lã.

No homem, a porta de entrada mais freqüente é a cutânea (90% dos casos), com formação de pústula necrótica escura que pode evoluir para a cura ou fazer uma septicemia através da via linfática e levar à morte. A forma respiratória (doença dos cortadores de lã) desencadeia uma pneumonia extensa que evolui para septicemia e morte. A forma meningo-encefálica, muito rara, também tem evolução para o óbito.

Os grupos de risco são, essencialmente, os tratadores de animais, pecuaristas, trabalhadores em matadouros, cortumes, moagem de ossos, tosa de ovinos, manipuladores de lã crua, veterinários e seus auxiliares.

BRUCELOSE

Termo geral para um grupo de doenças infecciosas causadas por Brucella melitensis, B. abortus, B. suis e B. canis. A infecção dá-se por via digestiva (leite, queijo), por contaminação de lesões cutâneas com sangue ou produtos animais infectados e, no gado, por via placentária.

Sintomas Clínicos: febre (remitente ou ondulante), calafrios, cefaléia, fadiga, sudorese, anorexia e emagrecimento. Menos comumente: astenia, esplenomegalia, linfadenopatia, dores nas costas, hepatomegalia e rigidez de nuca. A forma crônica cursa afebril ou com febre baixa. Outros órgãos, aparelhos ou sistemas podem estar comprometidos constituindo complicações da brucelose.

Zoonose causada pela exposição ocupacional a Brucella melitiensis, B. abortus, B., suis, B. canis, etc., em atividades em abatedouros, frigoríficos, manipulação de produtos de carne; ordenha e fabricação de laticínios e atividades assemelhadas.

Por zoonose, entende-se qualquer infecção ou doença de animais vertebrados que, habitual ou ocasionalmente, se transmite ao homem em condições naturais.

LEPTOSPIROSE

Termo geral para infecções ou doenças causadas por bactérias do complexo Leptospira interrogans, que varia desde formas assintomáticas ou leves até quadros graves, com icterícia, hemorragias, anemia, insuficiência renal, comprometimento hepático e meningite. A gravidade da infecção depende da dose infectante, da variedade sorológica da Leptospira e das condições do paciente.

Sintomas Clínicos: os sintomas variam de leves e inespecíficos, semelhantes a quadros gripais, até muito intensos, como na forma íctero-hemorrágica. Os principais sintomas observados são: febre, icterícia, mialgia na panturrilha, vômitos, cefaléias, anorexia e hepatomegalia.

As leptospiroses constituem verdadeiras zoonoses. O principal animal reservatório das leptospiroses é o rato, pois é capaz de pemanecer eliminando o microorganismo pela urina por todaa sua vida, constituindo-se em portador são universal.

A leptospirose relacionada com o trabalho tem sido descrita em trabalhadores que exercem atividades em contato direto com águas sujas, ou em locais suscetíveis de serem sujos por dejetos de animais portadores de germes; trabalhos efetuados dentro de minas, túneis, galerias, esgotos em locais subterrâneos; trabalhos em cursos d’água; trabalhos de drenagem; contato com roedores; trabalhos com animais domésticos, e com gado; preparação de alimentos de origem animal, de peixes, de laticínios, e em outras atividades assemelhadas claramente identificadas pela perícia.

TÉTANO


Doença aguda produzida pelo Clostridium tetani, um bacilo esporulado anaeróbio, mediante a secreção de uma neurotoxina, a tetanospasmina. O bacilo, que tem ampla distribuição geográfica e é disseminado pelas fezes de equinos e outros animais, infecta o homem quando seus esporos penetram através de lesões contaminadas, em geral de tipo perfurante, mas também de dilacerações, queimaduras, etc. A presença de tecido necrosado, pus ou corpos estranhos facilita a reprodução local do bacilo, que não é invasivo e age por sua toxina. A incubação tarda de 4 a 50 dias (em geral, 5 a 10 dias).

Sintomas Clínicos: 1) Sintomas localizados: discretos espasmos na região do ferimento; 2) Sintomas premonitórios: irritabilidade, fisgadas, dores nas costas e no ombros; 3) Contratura permanente (rigidez muscular): pode acometer grupos musculares localizados ou apresentar hipertonia generalizada (mais comum); 4) Espasmos paroxísticos ou convulsões.

O Clostridium tetani é encontrado na natureza sob a forma de esporos, nos seguintes lugares: solo, principalmente quando tratado com adubo animal; no reino vegetal, em espinhos de arbustos e pequenos galhos de árvores; em águas putrefatas; em pregos enferrujados sujos; em instrumentos de trabalho ou latas contaminadas com poeira da rua ou terra; em fezes de animais ou humanas; em fios de catgut não convenientemente esterilizados; em agulhas de injeção não convenientemente esterilizadas, etc

A exposição ocupacional em trabalhadores é relativamente comum, e dá-se, principalmente, em circunstâncias de acidentes do trabalho na agricultura, na construção civil, na indústria, ou em acidentes de trajeto. A doença, por sua raridade e por sua relativa especificidade, em trabalhadores que sofreram acidente do trabalho poderá ser considerada como "doença relacionada com o trabalho.

PSITACOSE

Zoonoses causadas pela exposição ocupacional a Chlamydia psittaci ou Chlamydia pneumoniae, em trabalhos em criadouros de aves ou pássaros, atividades de Veterinária, em zoológicos, e em laboratórios biológicos, etc.

Psitacose: denominação comum da ornitose, doença de aves causada por bactérias da espécie Chlamydia psittaci, que infecta eventualmente o homem.

Ornitose: doença infecciosa aguda, causada por bactérias da espécie Chlamydia psittaci, que infecta diversas aves, e eventualmente o homem. As fontes de infecção mais freqüentes são periquitos, papagaios, pombos, patos, perus, canários, etc. que transmitem a infecção através de suas fezes dissecadas e disseminadas com a poeira, sendo aspiradas pelos pacientes.

Depois de 4 a 15 dias de incubação, surgem, súbita ou progressivamente, febre, calafrios, cefaléia, mialgias e pneumonite, que logo se torna pneumonia franca. A radiografia mostra quadro pneumônico extenso, enquanto a sintomatologia pulmonar pode ser muito pobre, com pouca tosse ou escarro mucopurulento. O pulso é lento e sua elevação progressiva, com taquipnéia, é de mau prognóstico. A evolução pode ser favorável (com convalescença prolongada) ou grave, com letalidade que chega a 30%.

DENGUE CLÁSSICO


Termo geral para uma doença aguda febril, de caráter endêmico ou epidêmico, causada por um dos Flavivirus do dengue (família Togaviridae), com quatro tipos sorológicos (1, 2, 3 e 4). Os reservatórios são os homens e os insetos transmissores são o Aëdes aegypti, Aëdes albopictus e o Aëdes scutellaris.

Quando o agente etiológico for conhecido, o nome completo da doença será dengue por vírus tipo 1, ou dengue por vírus tipo 2, etc.

A origem do Aedes aegypti, inseto transmissor da doença ao homem, é africana. Na verdade, quem contamina é fêmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fêmea precisa de uma substância do sangue (a albumina) para completar o processo de amadurecimento de seus ovos. O mosquito apenas transmite a doença, mas não sofre seus efeitos.

Clínicos: início abrupto de febre (39-400C), cefaléia intensa, dor retrocular, mialgias, artralgias, manifestações gastrointestinais (vômitos anorexia). Pode surgir um exantema morbiliforme centrífugo no 30 ou 40 dia de doença, e, às vezes, fenômenos hemorrágicos discretos (epistaxes, petéquias). Pode haver micropoliadenopatia e hepatomegalia. A febre costuma ceder em até 6 dias


(1). O mosquito infectado pica o homem.

(2). O vírus se dissemina pelo sangue.

(3). Um dos locais preferidos do vírus para se instalar no corpo humano é o tecido que envolve os vasos sangüíneos, chamado retículo-endotelial.

(4). A multiplicação do vírus sobre o tecido que provoca a inflamação dos vasos. O sangue, com isso, circula mais lentamente.

(5). Como a circulação fica mais lenta, é comum que os líquidos do sangue extravasem dos vasos. O sangue torna-se mais espesso.

(6). O sangue, mais espesso, pode coagular dentro dos vasos provocando trombos (entupimentos). Além disso, a circulação lenta prejudica a oxigenação e nutrição ideal dos órgãos.

(7). Com o tempo, se não houver tratamento específico, pode haver um choque circulatório. O sangue deixa de circular, os órgãos ficam prejudicados e podem parar de funcionar. Isso leva à morte.

O dengue relacionado com o trabalho tem sido descrito em trabalhadores que exercem atividades em zonas endêmicas, em trabalhos de saúde pública, e em laboratórios de pesquisa, entre outras atividades em que a exposição ocupacional é clara, podendo ser constatada pela perícia.

FEBRE AMARELA

Doença febril aguda causada pelo Flavivirus da febre amarela (família Togaviridae), cujo quadro clínico varia amplamente desde as formas inaparentes até as graves e fatais.

Sintomas Clínicos: varia de um quadro benigno, inespecífico, até doença fulminante caracterizada por disfunção de múltiplos órgãos, em particular por hemorragias. A forma grave inicia-se abruptamente com o chamado "período de infecção" que caracteriza-se por febre, calafrios, cefaléia intensa, dor lombossacral, mialgia generalizada, anorexia, náuseas, vômitos e hemorragias gengivais de pequena intensidade ou epistaxe. Dura três dias e segue-se do "período de remissão", com melhora que dura 24 horas. Nos casos graves os sintomas reaparecem caracterizando o "período de intoxicação" (mais grave).

A febre amarela persiste na América do Sul apenas como enzootia de macacos, tendo por transmissores mosquitos dos gêneros Haemagogus e Aëdes. Os casos humanos, pouco numerosos, incidem agora entre as pessoas que trabalham ou mantêm contato com as florestas. A febre amarela urbana teve o homem como único reservatório e, como transmissor, neste continente, o Aëdes aegypti.

Outros trabalhadores eventualmente expostos, por acidente, incluem os que exercem atividades de Saúde Pública e que trabalham em laboratórios de pesquisa.

HEPATITE VIRAL

Hepatite é termo genérico para inflamação do fígado, que convencionalmente designa também, alterações degenerativas ou necróticas dos hepatócitos. Pode ser aguda ou crônica e ter como causa uma variedade de agentes infecciosos ou de outra natureza. O processo inflamatório do fígado é caracterizado pela necrose hepatocelular difusa ou irregular, afetando todos os ácinos. Suas causas principais são as viroses devidas a: 1)vírus da hepatite A (Hepadnavírus HAV); 2) vírus da hepatite B (Hepadnavírus HBV); vírus da hematite C (HCV); vírus da hepatite D (HDV).; vírus da hepatite E (HEV).

Sintomas Clínicos: 1) Fase prodrômica: início súbito de febre baixa, anorexia, náuseas e, às vezes, vômitos e diarréia. Pode haver cefaléia, mal-estar, astenia e fadiga, com dor em peso no hipocôndrio direito. A fase prodrômica pode ser assintomática. 2) Fase ictérica: diminuição dos sintomas prodrômicos e surgimento de icterícia, hepatoesplenomegalia dolorosa e discreta. 3) Fase convalescente: desaparecimento da icterícia com recuperação completa após algumas semanas. As Hepatites B e C podem evoluir para cronicidade, com ou sem complicações. A Hepatite B pode evoluir de forma aguda fulminante, principalmente na presença de co-infecção ou superinfecção pelo vírus da Hepatite D.

Na Hepatite Viral A, a fonte de infecção é próprio homem (raramente macacos), e a transmissão é direta, por mãos sujas (circuito fecal-oral) ou por água ou alimentos contaminados. Vários surtos têm sido descritos em creches, escolas, enfermarias, e unidades de Pediatria e Neonatologia, com taxas de transmissão que giram em torno de 20% em trabalhadores suscetíveis. Nos EUA, a prevalência em trabalhadores da saúde varia de 35 a 54% (comparado com 38% da população geral).

Na Hepatite Viral B o vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do corpo, mas aparentemente apenas o sangue, o esperma e a saliva são capazes de transmiti-lo. A infeção é adquirida, em geral, por ocasião de transfusões, de injeções percutâneas com derivados de sangue, ou uso de agulhas e seringas contaminadas, também através de relações sexuais, principalmente homossexuais masculinas. Nos trabalhadores da saúde a soroprevalência de HBV é de 2 a 4 vezes maior e a incidência anual é 5 a 10 vezes maior que ma população geral.

Na Hepatite Viral C, a soroprevalência em trabalhadores da saúde parece ser similar à da população geral. A soroconversão dos trabalhadores que se acidentam com material contaminado ocorre em 1,2 a 10% dos trabalhadores acidentados. Estima-se que 2% dos casos devem-se à exposição ocupacional.

A Hepatite Viral D é endêmica na Amazônia ocidental, onde, em associação com o vírus da Hepatite B, é o agente etiológico da chamada Febre Negra de Lábrea, de evolução fulminante.

Nenhum comentário: